terça-feira, 15 de junho de 2010

A Dança: Definições, história, artigos e tudo o que é necessário saber!


Oi galera!
A partir de agora, postarei aki, muitos artigos e estudos sobre Dança...
Existe ainda no meio Cristão, muitas dúvidas em relação a "Como fazer, por onde começar, pq Dançar, Técnica X Unção", e muitos outros questionamentos apresentados por muita gente...
Venho tentar dar ma ajudinha nesse sentido pra vocês!
Fiquem a vontade!
Deus os abençoe!
Beijos!
=D

Começando da História...
A Dança Moderna:


A Dança Moderna , criada nos últimos anos do século dezenove e primeiros do vinte teve raízes e intenções bem distintas. Sua grande iniciadora foi Isadora Duncan , mas a primeira técnica estruturada de Dança Moderna foi a de Martha Graham, criada nos anos 20 e 30 desse século. A Dança Moderna Americana apareceu com o intuito de rejeitar a Dança Acadêmica ou Clássica. Os bailarinos dançam descalços , trabalham contrações , torções , desencaixe etc , e seus movimentos são mais livres , embora respeitem uma técnica fechada. Depois de Martha Graham , vieram outros nomes que enriqueceram ainda mais o cenário da época : Doris Humphrey, Lester Horton, José Limon e outros. Suas técnicas encontram-se em alguns pontos, mas divergem muito. E suas escolas existem muito fortemente nos Estados Unidos , berço da Dança Moderna. Este estilo procura dar mais ênfase aos sentimentos, aos sonhos, tentando teatralizá-los ao máximo através de movimentos corporais. Seus precursores procuraram maneiras mais modernas e pessoais de expressar idéias através da dança. Entre os pioneiros do movimento estão as americanas Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St. Denis; o suíço Emile Jacques-Dalcrose; e o húngaro Rudolf von Laban.

As religiões orientais inspiraram as danças de Ruth St. Denin; ela e seu marido Ted Sahwn abriram uma famosa escola em Los Angeles, a Denishawn. Muitos de seus alunos, entre os quais Martha Graham, desenvolveram estilos mais pessoais e formaram suas próprias companhias. A dança moderna voltou ao início básico da dança, liberada de artifícios ou temas fantásticos. Era um meio do artista poder expressar seus sentimentos de um modo mais atual. Explora as possibilidades motoras do corpo humano, usa o dinamismo, o emprego do espaço e do ritmo corporal em movimentos. Os grupos de dança moderna normalmente são fundados por uma personalidade, que é seu coreógrafo e diretor,sendo por isso individualistas e tendo suas próprias características. A dança moderna se desenvolveu principalmente nos Estados Unidos, por não ter uma tradição clássica, e na Alemanha, pela particularidade do alemão gostar de manter suas características próprias evitando influências externas.

DANÇA CONTEMPORÂNEA

A marca da dança contemporânea é retratar o cotidiano atual, é uma integração. Ballet e dança contemporânea coexistem frequentemente numa mesma companhia e até numa mesma coreografia. No entanto, por dispensar muitas vezes as sapatilhas de ponta, e valorizar o uso do chão, a dança contemporânea preenche todos os espaços se ajustando ao nosso tempo real. O corpo comanda o movimento, tentando exprimir os sentimentos do ser humano de uma forma menos rígida que o ballet clássico, ou seja sem uso de posições e postura sempre ereta.

A História da Dança:

A Dança é a mais antiga das artes criadas pelo homem.

Nas pinturas das cavernas pré-históricas, podemos ver a tentativa dos primeiros artistas de mostrar o homem primitivo dançando instintivamente, usando seus movimentos e gestos para agradar vitórias, celebrar alguma festa, enfim, o homem dançava em cada manifestação de vida.

A dança, como arte de divertir, surgiu com o teatro grego que incluía o canto e

a pantomima nos seus espetáculos dançados: os gregos foram os primeiros a usar a dança e os gestos para explicar as partes complicadas da histórias contada.

Os antigos romanos, combinavam música e dança com acrobacias e

números de circo para ilustrar fábulas populares.

Não só na Grécia e em Roma, mas também no Egito antigo a dança foi desde muito cedo a maneira de celebrar os deuses, de divertir o povo e a partir desse ritual se desenvolveram os elementos básicos para arte teatral atual.

O ballet- clássico é o desenvolvimento e a transformação dessa dança primitiva, que baseava-se no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes.

A Evolução no Século XVIII

Em 1713, foi fundada a escola de dança da Academia Real.

Havia um regulamento que impunha que os diretores escolhessem os melhores súditos e ensinassem para eles gratuitamente sua técnica. Sem dúvida, a criação da escola colaborou para o aprimoramento técnico da dança, mas por outro lado contribuiu para a monotonia que foi gerada pelo apego ao movimento e o esquecimento da emoção que ele exprime. Havia uma rotina na escola que se fixava ainda mais no virtuosismo puro. Nessa época, surgiram estudiosos que desejavam escrever a dança. Eles criaram uma espécie de partitura, onde os nomes dos passos, símbolos e desenhos são escritos paralelamente às notas musicais.

Nos livros onde foi "escrita" a dança, também foram catalogados novos passos:

relevés, tombés, glissés, diversos tipos de pequenos saltos, cabrioles,

coupé (que não era igual ao coupé de hoje) contratempos, chassés e sissones.

Obviamente, o desenvolvimento da nomenclatura e da escrita da dança clássica facilitou o ensino e ampliou o aprendizado da dança. Mas os coreógrafos não adotaram a técnica da escrita, e por isso, ao contrário do que aconteceu com a música, não é possível reproduzir um ballet assim como ele foi concebido.

Havia uma certa resistência à escrita: segundo um famoso maitre de ballet da época,

"A coreografia escrita apaga a genialidade". Foi a partir desses pequenos avanços que surgiu a dança acadêmica, a técnica clássica definida, que é a mesma técnica que conhecemos hoje, apesar das mudanças e influências sofridas nesses dois séculos.

Alongamento:

Algumas indicações:

Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.

Certo:

- Respirar suavemente.

- Alongar os músculos de forma lenta e calma.

- Procurar manter uma boa postura.

- Manter cada alongamento por 10 a 15 segundos.

Errado:

- Fazer os exercícios apressadamente.

- Alongar os músculos de forma abrupta ou dando solavancos.

- Alongar até sentir dor.

- Prender a respiração enquanto alonga.

" O alongamento deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física e, no final delas. Ele ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade. "

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que sentirmos vontade: no trabalho, no carro ou assistindo à televisão. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia; no final do dia, para aliviar as tensões acumuladas depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo e, principalmente, antes e depois de atividades físicas. Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazê-los quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais. A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

Por enquanto gente, deixarei essas BASES de estudo aqui, a disposição de todos, mais pra frente, colocarei mais artigos e mais coisas interessantes!

Grande beijo!

Deus abençoe!

=D

Nenhum comentário:

Postar um comentário